Páginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PSOL ELEGE DIREÇÃO PARITÁRIA!

Em decisão histórica, o III Congresso do PSOL acaba de eleger a nova Direção Estadual do partido, que a partir de agora será composta paritariamente por homens e mulheres, e uma mulher como presidenta. Conforme resolução proposta pelo Núcleo de Mulheres Rosa Luxemburgo, foi instituída a proporção de 50% de mulheres em todas as instâncias e, até mesmo, na delegação que participará do III Congresso Nacional do PSOL.

A decisão constitui um momento único para o partido, que já respeitava a cota de 30% de mulheres. Com isso, o PSOL reconhece a opressão e exploração históricas que sofrem as mulheres e efetiva uma ação política que visa a romper com a lógica de exclusão dos espaços de poder a que elas são submetidas. Aprofundando a compreensão de que o lugar de mulher é também na política, a militância encerrou o Congresso com a eleição de Soraya Vanini Tupinambá para a presidência estadual do PSOL.

Em 2010, Soraya representou o partido nas eleições para o Governo do Estado do Ceará. Militante socialista, ambientalista e feminista, ela tem agora a tarefa de dividir com a nova direção o desafio de ampliar a organização do partido e coordenar a intervenção da agremiação nas eleições de 2012, para as quais o PSOL apresentará candidatura própria em diversos municípios. No caso de Fortaleza, foram indicados quatro nomes, também respeitando a paridade, para representar o partido na disputa eleitoral majoritária: Soraya Vanini, Renato Roseno, Toinha Rocha e João Alfredo.

Durante o Congresso, também foram aprovadas diversas moções e resoluções, a exemplo daquelas que trataram do aquecimento global e das mudanças climáticas, bem como do apoio às greves dos professores, bancários, odontólogos e enfermeiros. Os debates concluíram que a crise que tem sido vivenciada aprofundará a desigualdade social, sendo, pois, necessário reforçar a organização dos setores que estão em contradição com o capital.
Em breve, serão disponibilizadas aqui as principais resoluções do III Congresso Estadual do PSOL Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário