Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

DENÚNCIA FEITA POR INTEGRANTES DO PSOL - ALCÂNTARAS


Representantes do PSOL - Alcântaras, Francisco Charlys Moreira de Menezes e Anastácio Felismino Sales, apresentaram à Camara Municipal de Alcântaras uma Denúncia contra o Chefe do Poder Excutivio, Francisco Eliésio Fonteles. O Resumo da Denúncio você pode conferir abaixo:

O Prefeito de Alcântaras, Eliésio Fonteles, nomeou para exercer o cargo de Procurador Geral do Município, o Dr. Aristótato Canuto de Oliveira, conforme a Portaria nº 120, de 1º de julho de 2011, publicada no Diário Oficial dos Municípios do Ceará, disponível em http://www.diariomunicipal.com.br/aprece/pesquisa-avancada/detalhar/cod_materia/211360/
Ocorre que o Dr. Aristótato Canuto de Oliveira nunca fora sido visto sequer na cidade de Alcântaras, quanto mais exercendo o brioso mister de profissional do Direito perante a administração municipal, seja junto à Prefeitura Municipal, seja no âmbito dos outros órgãos da administração direta, tais como as Secretarias Municipais. Além do mais, contundentes e verídicas informações, já de conhecimento público, dão conta de que o mesmo encontra-se enfermo, devido sérios problemas de saúde, o que lhe impossibilitaria de exercer qualquer tipo de trabalho, notadamente que atacam a sua capacidade de discernimento, imprescindível para os operadores do Direito, posto que o mesmo já fora acometido de dois AVC’s (Acidente Vascular Cerebral), que o deixaram com fortes seqüelas.
Além de estar não podendo trabalhar, o procurador nomeado tem recebido dos cofres públicos municipais, cuja administração está sob o comando do Prefeito ora denunciado, valores para custear diárias com do intuito mesmo se deslocar da Prefeitura para a cidade de Fortaleza. É o que se infere da Portaria – SEAD nº 20110712-2, de 12 de julho de 2011, publicada no Diário Oficial dos Municípios do Ceará (http://www.diariomunicipal.com.br/aprece/pesquisa-avancada/detalhar/cod_materia/218151/) (doc. em anexo (02), segundo a qual o Dr. Aristótato Canuto teria recebido R$ 216,00 (duzentos e dezesseis reais) “para cobrir despesas com deslocamento ao Município de Fortaleza, no período de 13/07/2011, com a finalidade de participar de reunião promovida pela APRECE (Associação de Prefeitos do Estado do Ceará)”.
Infelizmente, as irregularidades não param por aí. É que outras denúncias dão conta de que, na impossibilidade do Dr. Aristótato Canuto de exercer seu labor profissional, por problemas de saúde, como já foi dito, o cargo de Procurador Geral do Município de Alcântaras, quem o está “exercendo” é o Sr. Sergio Luis Conde Oliveira, que vem a ser filho do dito procurador nomeado e que, aliás, não pode atuar como advogado já que trabalha no Tribunal de Contas. Prova-o o fato de que, em audiência entre representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras, o Prefeito Denunciado, o Procurador Geral do Município de Alcântaras e o Secretário Municipal de Administração, quem esteve presente na condição de procurador, e se apresentando e atuando como tal, foi o citado Sr. Sérgio Luis, o que pode ser comprovado através de fotografias realizadas no local.
Sérgio e Eliésio (Nesta sequencia)
Se tudo isso não bastasse, mais denúncias dão conta de que o Sr. Sérgio Luis estaria assinando documentos e pareceres da procuradoria do município em lugar do pai, o Procurador nomeado, Dr. Aristótato Canuto, o que configura crime de falsidade ideológica (art. 299, do Código Penal):
Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:

Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa, se o documento é particular. (grifo nosso)

A nossa louvável Constituição Federal de 1988 vincula regras rígidas de regência da Administração Pública e responsabilização dos agentes públicos corruptos, quando assim institui:
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
...
§ 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível."

Em vista dos preceitos constitucionais definidos, nossa Lei Orgânica, em seu Art. 11, inciso XIV, assim define:
Art. 11. A Câmara compete, privativamente, entre outras, as seguintes atribuições:
...
XIV – julgar o Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores nos casos previstos em lei;(grifo nosso).

Segundo a legislação vigente, estão sujeitos ao julgamento pela Câmara de Vereadores as infrações de cunho político-administrativo praticadas pelo Prefeito Municipal.

Após a promulgação da CF em 1988, as infrações político-administrativas são aquelas definidas na Lei Orgânica do Município, daí por que o prefeito eleito se sujeita ao controle administrativo e político da Câmara em toda sua plenitude.

Acerca disso, nossa Lei Orgânica, nos Art. 62, inciso III e Art. 63, assim tratam:

Art. 62 – São crimes de responsabilidade os atos do Prefeito que atentarem contra esta Lei Orgânica e ainda, especialmente:
...
IV – a probidade na administração;
...
Parágrafo Único – Esses crimes serão definidos em Lei especial, que estabelecerá as normas de processo e julgamento.

Art. 63. Depois que a Câmara Municipal declara a admissibilidade da acusação contra o Prefeito, pelo voto de 2/3 (dois terços) de seus membros, será ele submetido a julgamento perante o Tribunal da Justiça do Estado, nas infrações penais comuns, e perante a Câmara, nos crimes de responsabilidade.” (grifo nosso)

Como bem se vê, a improbidade administrativa, frente nossa Lei Orgânica, constitui-se como uma infração político-administrativa.

Percebe-se que o comprometimento, a seriedade e a responsabilidade com que deve ser tratada a coisa pública fora totalmente desprezada pelo Gestor Municipal. Desinibidamente, não existe cumprimento ao princípio da vinculação dos atos administrativos permitidos pela lei. Vê-se, com a mais clarividência que, na verdade, existe uma malversação dos recursos públicos visando assacar os cofres públicos.

Não poderia passar ileso esse cidadão que covardemente traíra a confiança e o respeito do povo, dilapidando e execrando os bens públicos, adquiridos às custas do caro suor, através de impostos pagos para ser proporcionado uma melhoria de vida social. Tais atitudes são tipificadas e penalizadas pela nossa Lei Orgânica, com amparo legal na Constituição Federal.

ISTO POSTO, e considerando tudo mais que desta consta e tendo em vista os princípios gerais do direito, REIVINDICAMOS, desde logo:
1) Em conformidade com a Lei Orgânica do nosso Município, Art. 64, seja recebida a presente denúncia e, conseqüentemente, com instauração imediata da competente Comissão Processante, com fito de apurar responsabilidades do Gestor Municipal pela prática de infrações de natureza político-administrativa, constante dos fatos acima noticiados e documentados, adotando-se o Rito Especial, previsto pelo art. 5º do Decreto-lei 201/67, haja vista não caber outro definido;
2) Que os resultados da presente denúncia sejam enviados ao Ministério Público, com o fito de ser instaurada competente ação penal, para que o mesmo seja processado e condenado aos rigores da lei.

Termos em que,
Pedimos e aguardamos deferimento.

Alcântaras, 28 de setembro de 2011

Esse é o Trabalho de um Partido que veste a camisa da Honestidade, transparência e do Bem-Comum, em fim, do Socialismo. 

PSOL - ALCÂNTARAS

 

 

 

POLÍTICA EM FOCO!


Sobre a ausência de três vereadores na última sessão da Câmara Municipal de Alcântaras, circularam algumas especulações pela cidade de Alcântaras. Essa que saiu em um blog da região chama atenção; leiam só o conteúdo publicado nesta terça-feira 11/10.

VEREADORES DE OPOSIÇÃO QUE QUERIAM FORMAR COMISSÃO PROCESSANTE-CPI CONTRA O PREFEITO O ELIÉSIO FONTELES NÃO APARECEM NO LEGISLATIVO

"Os vereadores de oposição do município de Alcântaras, que deveriam analisar denúncia do Sr. Francisco Charlys do PSOL, contra o prefeito Eliésio Fonteles, indicando os membros da Comissão Processante-CPI, para afastar e investigar o gestor municipal, pensaram duas vezes e resolveram não aparecer no plenário do legislativo.

Informações colhidas pelo Blog de Política do Marcelo Marques, perante pessoas ligadas ao grupo político de oposição, os edis que assinaram a tal CPI foram chamados para uma reunião e os "chefes" políticos deram a ordem para que eles esquecessem essa história de afastar Eliésio, porque quem assumiria a prefeitura de Alcântaras seria o vice-prefeito Joaquinzim, que dizem ser muito mais político do que Eliésio Fonteles, e como gestor municipal faria ressurgir com força política muito maior ainda, o grupo do falecido ex-prefeito (falecido)Joaquim Ximenes (Quinca Pé Seco). Como a oposição treme nas bases em ver o ressurgimento deste grupo, preferiram abortar o afastamento de Eliésio e deixar o prefeito administrar por enquanto em paz, já que a oposição está de olho mesmo é na eleição de 2012, e tomar o poder do atual prefeito."

Fonte: blog de Política Marcelo Marques.

O blog simplesmente inferioriza o prefeito Eliésio, e ainda trata o grupo político como se fossem dois, diferenciando o DNA político que na verdade é um só. A Comissão Processante foi aprovada, portanto formada, e embora os vereadores ainda não tenham afastado o prefeito, a comissão tem 90 dias para averiguarem as denúncias e sendo  assim formada: 

Presidente: José Maurício Carvalho – PSD
Relator: José Cunha Freire – PSD
Membro: Manoel Freire Albuquerque – PSB
O experiente vereador e líder do Prefeito, Manoel Albuquerque - PSB faz parte como membro, ao lado do Presidente da Comissão Processante José Maurício - PSD (foto: junho/2011)
José Cunha Freire - PSD é o relator da Comissão

Ainda sobre a Comissão Processante, segundo o vereador e presidente da comissão José Maurício, o as$edio aos vereadores de oposição foi intenso nos últimos dias, esse já foi um dos assuntos do vereador na tribuna da Câmara na sessão do dia 30 de setembro “mandando gente para dar propina a vereador” palavras do vereador José Maurício Carvalho. Ainda segundo ele, sempre souberam que quem assume em caso de afastamento ou cassação é o vice, e não é por isso que iriam deixar de analisarem as denúncias. Como o povo precisa saber minimamente o que está acontecendo, por tanto descartada a alegação do informante do blog.

FONTE: VISÃO NORTE - ALCÂNTARAS CEARÁ

terça-feira, 11 de outubro de 2011

CARTA DE PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO!

Carta aos jovens brasileiros

Pediu-me um dos seguidores do meu twitter que escrevesse uma carta dirigida aos brasileiros jovens.

Não me sentiria autorizado a fazê-lo, se não estivesse recebendo tantas manifestações de apoio como tenho recebido desde a campanha eleitoral.

Propostas tão mal recebidas pelas pessoas maduras, foram acolhidas com entusiasmo pelos jovens e pelas pessoas idosas.

Curiosa esta fissura entre a juventude e a velhice e as pessoas que estão no comando do país. Demonstração evidente de que os dirigentes não o estão conduzindo corretamente e prenúncio de importantes modificações políticas.

O que posso dizer a vocês, jovens, em retribuição ao apoio que me têm dado?

Penso que devo apenas repetir o que falei nos debates: ninguém consegue ser feliz em uma sociedade tão desigual como a nossa.

A solução para essa desgraça é uma só: substituição do poder burguês pelo poder popular. Isto se chama: socialismo.

O jovem vive um período de formação.

Sua maior contribuição para o socialismo, nesse período, é o estudo da nossa realidade e da teoria marxista.

Estudo não quer dizer apenas leitura de livros. Exige igualmente experiência, ação, participação nos assuntos importantes da sociedade.

É isto que gostaria de pedir a vocês. Cuidem da sua formação intelectual, porque o Brasil precisa de gente preparada, mas cuidem igualmente da formação que se obtém na prática, na ação.

Coloco-me inteiramente à disposição da juventude brasileira, para colaborar na construção de uma sociedade igualitária, justa e democrática – uma sociedade socialista.

Vamos, juntos, revolucionar este país!

Plínio De Arrura Sampaio

ESQUERDA É O QUE SOMOS!

Chamamos a todos os militantes consequentes do PSOL a defender de forma clara e franca os ideais do Partido realmente Socialista de Alcântaras:
  • Por um PSOL que seja oposição consequente, classista e socialista ao governo atual e à direita (oposição) tradicional.
  • Enraizar o partido nas lutas dos trabalhadores e da juventude como prioridade.
  • Intervir no processo eleitoral com uma política classista e socialista e candidaturas a serviço das lutas dos trabalhadores e estudantes.
  • Organizar o partido pela base, com núcleos ativos nos povoados, locais de trabalho e estudo, categorias e movimentos sociais.
  • Construir o PSOL com os lutadores da nossa classe e não um partido de cabos eleitorais.
  • Não às coligações com partidos burgueses e governistas em 2012. Não às contribuições financeiras de empresas ao partido. Não à filiação industrial, sem critérios.
  • Por um PSOL democrático e militante, classista e socialista. Pela unidade de uma Frente de Esquerda.

O PSOL QUE QUERMOS!

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) saiu do processo eleitoral de 2011 como a mais importante referência política de oposição de esquerda ao governo atual.

Na campanha para prefeito nas Eleições Suplementares de 2011 de Charlys Menezes, o Partido jogou um papel importante para resgatar temas centrais de luta dos movimentos sociais e da esquerda socialista. No espaço que o partido conquistou na campanha, Charlys defendeu uma nova forma de se fazer política, denunciou as práticas ilegais de campanhas eleitorais, além de levantar uma clara defesa dos serviços públicos de educação e saúde, denunciar o favoritismo de alguns e o clientelismo de muitos.

O PSOL estar sendo um fator relevante no cenário político de 2011 e estar conseguindo dialogar com amplos setores de massas. O destaque é sem dúvida a juventude e seus anseios. 

Apesar de um cenário político geral adverso, marcado pela mudança repentina de Chefe do Poder Executivo em nosso Município, e pelas ilusões que os demais partidos sem expressão jogam ao povo alcantarenses, que diga-se de passagem, os dois lados que aí estão possuem os mesmos ideais, o PSOL conseguiu estabelecer algumas bases para o avanço da construção de uma oposição de esquerda efetiva em Alcântaras. Mas, levar adiante essa tarefa no próximo período dependerá das avaliações e deliberações a serem discutidas pelos novos e veteranos filiados, que afinal de contas estão totalmente voltados para os ideais socialistas.

ELEIÇÕES 2012: É HORA DE CONHECER AS REGRAS PARA A BATALHA!

A Executiva Nacional do PSOL solicita que todos os diretórios estaduais e municipais leiam com atenção esta resolução do Tribunal Superior Eleitoral sobre as eleições de 2012.

Tendo em vista a rigidez das regras eleitorais torna-se necessário que o PSOL, em seu conjunto, saiba os passos a serem dados quanto ao funcionamento burocrático e prazos da campanha eleitoral.

Claro que nosso objetivo é a campanha política e o debate de idéias, porém, não podemos perder de vista o cumprimento da legislação para que não sejamos prejudicados e termos candidaturas impugnadas.


ATENÇÃO! Após clicar no link acima aparecerá na próxima página, aparecerá novamente duas vezes a mensagem “RESOLUÇÃO TSE Nº 23.341 PRAZOS ELEIÇÕES 2012”. Você deve clicar na segunda, que está abaixo.

PSOL NA TV - QUINTA-FEIRA!

Na quinta-feira 29 de setembro vai ao ar o programa do PSOL nacional em rede de rádio e televisão. O programa, nos dois veículos, terá cinco minutos de duração. No rádio será transmitido às 20h. Na TV, vai ao ar às 20h30min.


Divulgue o máximo que puder! PSOL um partido necessário!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Pense um pouco sobre esse assunto!

A única coisa que faz o brasileiro reclamar é quando o time dele perde. Aí ele se dispõe a ir até no aeroporto de madrugada xingar jogador... 
 
Por que não vai até a câmara dos deputados exigir reforma da previdência, reforma política, acabar com aposentadorias milionárias pra políticos, acabar com auxílio terno, exigir a prisão de políticos corruptos, acabar com a imunidade parlamentar etc.????

MAS SE QUER REVERTER ESSA SITUAÇÃO E VER A JUSTIÇA SENDO FEITA PELA FORÇA DOS JOVENS DESSE PAÍS, ENTÃO VAMOS MUDAR ESSA SITUAÇÃO.

Povo enganado, sendo feito de imbecil e ignorante que está numa situação que só pensa em futebol, copa do mundo, e bolsa família, enquanto os políticos fazendo a festa com a ignorância do povo!














terça-feira, 4 de outubro de 2011

TODO APOIO AO MOVIMENTO DOS PROFESSORES E PROFESSORAS!





60 dias de greve. Passeatas, manifestações, tentativas
 insistentes de negociação. Nada fez com que o governo recuasse ou se sensibilizasse.

Cid é inimigo de primeira hora da idéia do Piso para os Professores/as. Insurgiu-se contra a lei, tentando, com outros governadores, impedir que a mesma fosse implantada. Continua agindo de maneira coerente com um governo que, em última instância, aposta no desmonte completo da educação pública.

A lógica por trás do discurso do governo Cid é perversa. Para que filhos de trabalhadores sendo educados por mestres e doutores? Para que professores/as minimamente bem remunerados, com tempo para preparar aulas e se capacitar, com um plano de carreira que lhes incentive a continuar crescendo? A aposta de Cid, como de todos os governos das classes dominantes, é, no fundo, o da elitização do ensino e do conhecimento.
O projeto burguês deste grande arco de aliança (PT, PSB, PMDB, PC do B e demais) é "escola pobre" para @s filh@s dos pobres. Não importa a estrutura física, a formação dos professores/as, as condições reais de trabalho de quem faz a educação pública. Como leal representante deste projeto, Cid Gomes (e seus asseclas) negam-se a criar um plano de cargos e carreira que valorize o trabalho e o papel social de professores/as do Ceará.

Cid Gomes, com sua já conhecida arrogância e contando com a subserviência cúmplice de seus apoiadores/as na Assembléia Legislativa (do PSDB ao PT), tais como o seu Presidente, Dep. Roberto Cláudio, e seu líder de Governo, Dep. Antonio Carlos,  aprova uma mensagem inconstitucional. A proposta de governo destruiu a carreira docente e contradiz inteiramente a lógica da Lei Nacional do Piso. Fizeram isto em caráter de urgência!!! Em menos de 12h, a mensagem foi discutida nas comissões temáticas e votada em plenário. É esta mesma Assembléia Legislativa que se nega a apreciar o escândalo dos banheiros (que envolve a Secretaria das Cidades, hoje capitaneada por Camilo Santana (PT)) e o esquema de tráfico de influência e enriquecimento ilícito nos empréstimos consignados para servidores, em que estaria envolvido o genro do Chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho.
 

A Assembleia virou um lugar de encenação. Mero apêndice governamental. Foi nas suas dependências que os educadores/as foram humilhados sob cacetetes e gás de pimenta. A truculência da repressão policial sobre os professores/as não pode ficar impune. A sociedade, que sempre apoiou a justeza das reivindicações dos docentes, não ficará calada e não deixará passar em brancas nuvens as agressões brutais por eles sofridas.

A violência deles aumenta a nossa indignação. Não nos intimidamos. Neste ano, a força das ruas derrubou ditadores, marchou sobre cidades. Do Chile à Grẽcia. Da Espanha aos Estados Unidos. Da Bolívia ao Brasil. O mundo levanta-se contra as opressões de todas as formas. Onde houver luta por justiça e liberdade, lá estaremos.

O PSOL desde sempre materializa seu apoio irrestrito e incondicional à luta justa e heróica dos professores do Ceará. Estaremos lado a lado e fazendo a história. Neste momento, somos todos chilenos, gregos, espanhóis. Hoje somos todos professores e professoras! Lutar pela própria dignidade é a maior lição que podemos viver.









PSOL Ceará

CASSETE MARCA PT-PSB

Professores do Ceará, em greve, devem tirar uma lição. Os governos, municipais, estaduais ou federal, são agentes do sistema capitalismo. Devemos ter claro que, neste sistema, existem duas classes sociais de interesses completamente antagônicos e inconciliáveis.
            É preciso não esquecer que no sistema capitalista não poderá haver qualquer governo que não se preste, antes de tudo, a servir aos interesses da burguesia. Isso em todos os níveis. Por isso os professores da rede municipal experimentaram o cassetete e o spray de pimenta petista, por ocasião de suas manifestações, quando em greve. A Guarda Municipal petista também se fez presente de forma truculenta por ocasião da greve dos motoristas e trocadores de ônibus.
            Que vergonhosa ironia, o partido dito dos trabalhadores, reserva cassete, spray de pimenta para a massa dos que trabalham, enquanto desmancha-se em mimos quando se trata dos empresários.
            No âmbito municipal tivemos diante dos grevistas a repressão petista, e no âmbito estadual, os professores tiveram que experimentar a truculência repressiva da coligação PT-PSB, representada pela figura do Sr. Governador, Cid Ferreira Gomes, enquanto os parlamentares Artur Bruno (PT), Chico Lopes (PCdoB), Antonio Carlos (PT e líder do governo), colocam-se efetivamente ao lado do sistema, quando não, se posicionando abertamente, exercendo o silêncio diante desses fatos tão graves.
            Dessa dura caminhada, os trabalhadores devem tirar uma conclusão: os governos e seus agentes estão e estarão do outro lado, do lado da burguesia, apesar de muitos usarem fantasias comunistas, socialistas, ou até mesmo trabalhistas. Dessa forma, temos que colocar de lado qualquer tipo de ilusão, e ter bem claro que os trabalhadores, para conquistarem os seus objetivos, terão de contar, tão somente, com as suas próprias forças e, para tanto, devem cultivar a existência de sindicatos livres, associações legítimas e representativas, totalmente fora da tutela dessa gente que serve ao capitalismo em troca de privilégios e benesses.


--
Postado por Gilvan Rocha no Gilvan Rocha em 10/04/2011 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Todo Apoio ao Movimento dos Professores e Professoras!

60 dias de greve. Passeatas, manifestações, tentativas insistentes de negociação. Nada fez com que o governo recuasse ou se sensibilizasse.

Cid é inimigo de primeira hora da idéia do Piso para os Professores/as. Insurgiu-se contra a lei, tentando, com outros governadores, impedir que a mesma fosse implantada. Continua agindo de maneira coerente com um governo que, em última instância, aposta no desmonte completo da educação pública.

A lógica por trás do discurso do governo Cid é perversa. Para que filhos de trabalhadores sendo educados por mestres e doutores? Para que professores/as minimamente bem remunerados, com tempo para preparar aulas e se capacitar, com um plano de carreira que lhes incentive a continuar crescendo? A aposta de Cid, como de todos os governos das classes dominantes, é, no fundo, o da elitização do ensino e do conhecimento.


O projeto burguês deste grande arco de aliança (PT, PSB, PMDB, PC do B e demais) é "escola pobre" para @s filh@s dos pobres. Não importa a estrutura física, a formação dos professores/as, as condições reais de trabalho de quem faz a educação pública. Como leal representante deste projeto, Cid Gomes (e seus asseclas) negam-se a criar um plano de cargos e carreira que valorize o trabalho e o papel social de professores/as do Ceará.

Cid Gomes, com sua já conhecida arrogância e contando com a subserviência cúmplice de seus apoiadores/as na Assembléia Legislativa (do PSDB ao PT), tais como o seu Presidente, Dep. Roberto Cláudio, e seu líder de Governo, Dep. Antonio Carlos,  aprova uma mensagem inconstitucional. A proposta de governo destruiu a carreira docente e contradiz inteiramente a lógica da Lei Nacional do Piso. Fizeram isto em caráter de urgência!!! Em menos de 12h, a mensagem foi discutida nas comissões temáticas e votada em plenário. É esta mesma Assembléia Legislativa que se nega a apreciar o escândalo dos banheiros (que envolve a Secretaria das Cidades, hoje capitaneada por Camilo Santana (PT)) e o esquema de tráfico de influência e enriquecimento ilícito nos empréstimos consignados para servidores, em que estaria envolvido o genro do Chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho.

A Assembleia virou um lugar de encenação. Mero apêndice governamental. Foi nas suas dependências que os educadores/as foram humilhados sob cacetetes e gás de pimenta. A truculência da repressão policial sobre os professores/as não pode ficar impune. A sociedade, que sempre apoiou a justeza das reivindicações dos docentes, não ficará calada e não deixará passar em brancas nuvens as agressões brutais por eles sofridas.

A violência deles aumenta a nossa indignação. Não nos intimidamos. Neste ano, a força das ruas derrubou ditadores, marchou sobre cidades. Do Chile à Grẽcia. Da Espanha aos Estados Unidos. Da Bolívia ao Brasil. O mundo levanta-se contra as opressões de todas as formas. Onde houver luta por justiça e liberdade, lá estaremos.

O PSOL desde sempre materializa seu apoio irrestrito e incondicional à luta justa e heróica dos professores do Ceará. Estaremos lado a lado e fazendo a história. Neste momento, somos todos chilenos, gregos, espanhóis. Hoje somos todos professores e professoras! Lutar pela própria dignidade é a maior lição que podemos viver.


PSOL Ceará